I Seminário Regional do PAIC Integral

2 de maio de 2023 - 15:40

Aconteceu dia 27 de abril de 2023, no Auditório Professora Maria Irismar Maciel Moreira, localizado na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 17, o I Seminário Regional do PAIC Integral. Participaram desse importante evento os Gerentes Municipais do PAIC Integral da nossa região: Maria Aparecida Gomes Moreira (SME de Baixio), Francisca Francilda Bezerra Costa (Técnica SME de Cedro), Maria Iolanda Oliveira Silva (SME de Icó), Auricélia Gonçalves de Almeida Dora (SME de Ipaumirim), Maria Madalena Gonçalves Pinheiro Dimas (SME de Lavras da Mangabeira) e Heriberto Menezes de Morais (SME de Várzea Alegre).

O Seminário foi mediado pelas técnicas da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios – COPEM/SEDUC, a Profª. Ana Michele Menezes e a Profª. Alexandra Rodrigues, com a pauta Educação Integral, Currículo e Elaboração de Eletivas. Esse evento está sendo promovido pela COPEM/SEDUC em todas as CREDEs com o objetivo de fortalecer as equipes das Secretárias Municipais de Educação para a implementar o Tempo Integral nas turmas de nono ano do Ensino Fundamental, a partir da capacitação e promoção de diálogos com redes de ensino.

O Programa PAIC Integral é uma ampliação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). O programa oferece formação continuada a professores, apoio à gestão escolar, material estruturado e avaliação para garantir melhorias da educação infantil ao nono ano do Ensino Fundamental. Com a ampliação o Programa passará a proporcionar apoio técnico, pedagógico e financeiro para implementar a jornada pedagógica ampliada, visando a promoção a aprendizagem com equidade.