Formação de professores, CREDE 17 realiza encontro regional de docentes do NTPPS

19 de abril de 2023 - 13:46

Acontece hoje dia 19 de abril de 2023, no Auditório Professora Maria Irismar Maciel Moreira, que fica localizado na sede da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 17, o encontro formativo dos professores do componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais – NTPPS. Participam da formação professores de 11 escolas da nossa região: EEM José Correia Lima (Várzea Alegre), EEM Vivina Monteiro (Icó), EEMTI Celso Araujo (Cedro), EEMTI Dom Francisco de Assis Pires (Ipaumirim), EEMTI Filgueiras Lima (Lavras da Mangabeira), EEMTI Monsenhor Horácio Teixeira (Baixio), EEMTI Monsenhor Manoel Carlos de Morais (Umari), EEMTI Professor Miguel Porfírio de Lima (Icó), EEMTI Alda Férrer Augusto Dutra (Lavras da Mangabeira), EEMTI Padre José Alves de Macêdo (Icó) e EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macedo (Várzea Alegre).

A formação é mediada pelos professores Diogo Tavares e Keorgen Souza, ambos docentes de NTPPS na EEMTI Padre José Alves de Macêdo, onde os mesmos abordaram o desenvolvimento de atividades de iniciação científica de NTPPS junto com as trilhas de aprofundamento que os alunos estão cursando, além de vivenciar algumas aulas planejadas para serem replicadas com os estudantes no segundo bimestre de 2023 e compartilhar experiências dentre os presentes.

“A minha experiência como estudante de projeto foi incrível e não me fez crescer só como aluna mas também como pessoa. E a forma de mudar o pensamento de outras pessoas é através da educação, abrir diversas portas para explorar novas áreas do conhecimento e aprofundar cada vez mais as pesquisas de NTPPS.” disse a estudante Andressa Almeida que fez uma participação falando da sua experiência em desenvolver uma pesquisa científica.

O professor Keorgen Souza também deixou seu recado: “A formação para os professores da disciplina de Núcleo Trabalho Pesquisa e Práticas Sociais- NTPPS tem como objetivo compartilhar com os profissionais o desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. O programa de formação irá explorar diferentes metodologias de ensino, recursos tecnológicos, dinâmicas de grupo, avaliação formativa, entre outros temas relevantes para a disciplina. Além disso, será enfatizada a importância do diálogo interdisciplinar e da abordagem crítica de questões sociais nos processos de aprendizagem. A formação irá preparar os professores para lidar com as diferentes realidades e desafios apresentados pelos estudantes e comunidade, estimulando-os a desenvolver práticas inovadoras e criativas na sala de aula.”

Durante o ano de 2023 haverá outros encontros formativos para contemplar as aulas do terceiro e quarto bimestre.