Após 3 anos, a etapa regional do Ceará Científico volta a ser realizada de forma presencial pela CREDE 17

4 de novembro de 2022 - 19:47

Hoje, dia 04 de novembro, está sendo realizado o Ceará Científico – Etapa Regional da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 17). A EEEP Deputado José Walfrido Monteiro da Cidade de Icó-Ceará, é a sede da edição deste ano. Durante todo o dia de hoje estão sendo apresentadas as pesquisas das escolas estaduais e municipais que se inscreveram para o evento em 08 categorias: Ciências e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Educação Ambiental; Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental ou nas demais áreas do conhecimento; Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental II; Robótica, Automação e aplicação das TIC.

Antes da realização dessa etapa as escolas já realizaram suas etapas escolares, onde foram selecionados os projetos científicos para participarem do evento regional. As 54 pesquisas científicas inscritas estão sendo avaliadas por bancas, onde serão selecionados um trabalho por categoria para participar da Etapa Estadual em Fortaleza nos dias 07, 08 e 09 de Dezembro de 2022.

“O Ceará Científico é uma proposta pedagógica que visa estimular a produção e a dinamização do conhecimento. Enquanto docente pesquisador busco incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica em crianças e adolescentes, abordando temáticas do contexto da sala de aula, da comunidade local e da sociedade. A pesquisa proporciona a vivência e a construção do protagonismo estudantil.” Prof. Daguimar Sosua da EEMTI Alda Férrer Augusto Dutra, Lavras da Mangabeira.

Segundo a diretora Talita Lima, Diretora da EEM Vivina Monteiro da cidade de Icó “A iniciação científica no Ensino Médio, é uma das ferramentas para que haja desenvolvimento dos alunos, isso porque eles estarão desenvolvendo a capacidade de pesquisa, além do desenvolvimento do pensamento critico – reflexivo, no engajamento com os colegas e com as demais atividades escolares e, além disso, passa a ser um diferencial na vida do jovem, quando este ingressa no ensino superior. Um aluno que participa de uma pesquisa científica, nunca mais será o mesmo: melhora nos rendimentos escolares…”

Concordando com as falas acima, a Coordenadora da CREDE 17 acrescenta que “A escrita científica, acima de tudo, visa estimular a produção de novas perspectivas, o desenvolvimento do protagonismo juvenil e a criticidade de nossos estudantes, além de estimular a integração na comunidade escolar.” Disse Emanuelle Grace.

O Estudante Pablo Bento da EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, participou do Ceará Científico e nos disse que “Participar do Ceará Científico é misto de sentimentos, a ansiedade de se produzir o projeto juntamente com a insegurança e as dúvidas fazem dele um processo realmente exaustivo. Entretanto, construir e moldar a ideia em algo realmente concreto traz uma sensação de satisfação e alegria que superam as dificuldades.”

O Ceará Científico é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará que faz parte da política de Estado Ceará Educa Mais instituído pela Lei Ordinária nº 17.572, de 22 de julho de 2021. O Ceará Científico tem o objetivo de incentivar e apoiar várias ações em educação científica, de forma que estudantes e professores se envolvam no desenvolvimento de projetos/pesquisas no cotidiano escolar e na participação de eventos científicos e culturais, entendendo a prática da pesquisa como um princípio pedagógico e metodológico de troca e de produção de conhecimento.

Conheçam os trabalhos científicos que foram selecionados para participar da Etapa Estadual do Ceará Científico:

PREMIAÇÃO CEARÁ CIENTÍFICO – ETAPA REGIONAL 2022