CREDE 17 realizou o 3º encontro síncrono do NTPPS com professores

20 de setembro de 2021 - 16:54

Reunião com professores no app Meet

Reunião no App Meet com professores

No dia 16 de setembro de 2021 através da plataforma Google Meet a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 17, sedeada no município Icó-Ceará, realizou o 3º encontro síncrono da Formação de Professores da disciplina Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais. Ministraram a formação os professores formadores Fátima Freire, Keorgen Rodrigues e Carla Emanuela.

Participaram da formação professores e coordenadores escolares das escolas: Colégio Estadual Celso Araújo (Cedro), EEM Dom Francisco de Assis Pires (Ipaumirim), EEM Filgueiras Lima (Lavras da Mangabeira), EEM José Correia Lima (Várzea Alegre), EEM Monsenhor Horácio Teixeira (Baixio), EEM Monsenhor Manoel Carlos de Morais (Umari), EEM Vivina Monteiro (Icó), EEMTI Alda Férrer Augusto Dutra (Lavras da Mangabeira), EEMTI Padre José Alves de Macêdo (Icó) e EEMTI Professora Maria Afonsina Diniz Macedo (Várzea Alegre).

E o que é o NTPPS?

“É um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio da pesquisa, da interdisciplinaridade, do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado, motivador e favorável à produção de conhecimentos. Ao longo de 160 horas/ano, as oficinas do NTPPS são orientadas por meio do material estruturado, Planos de Aula e Caderno do Aluno. Os projetos de pesquisa desenvolvidos a cada ano são orientados pelos professores da escola, provocando a interdisciplinaridade entre o que está sendo trabalhado no NTPPS e as áreas do conhecimento. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são: – a escola e a família, no primeiro ano;
– a comunidade, no segundo ano; – o mundo do trabalho, no terceiro ano.” (SEDUC, 2021)

Referência

SEDUC, Secretaria de Educação do Estado do Ceará. O que é NTPPS? 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/e-o-que-e-o-ntpps/. Acesso em: 16 de setembro de 2021.