SEDUC divulga resultados finais do SPAECE 2016: Mapas – Boletim por Escola e Nota sobre Proficiência dos Estudantes
28 de junho de 2017 - 19:38
A Secretaria da Educação do Ceará divulga os resultados finais do SPAECE 2016 referentes ao 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e à 3ª série do ensino médio, contemplando as deduções previstas na Portaria 0998/2013-GAB.
Estão disponíveis os seguintes resultados:
Para acessar os resultados de Proficiência/Acerto por descritor, é necessário dispor de login e senha específicos.
Apresentação
Seja bem-vindo ao Portal do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).
A Secretaria da Educação (SEDUC) do estado do Ceará, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), disponibiliza, neste espaço, informações sobre o SPAECE. Essa Avaliação abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio.
Do ano de sua criação, em 1992, até os dias atuais, o SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará. Para isso, a cada edição, são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados, visando traçar um panorama da qualidade da educação dos alunos.
De posse desses dados, os gestores das secretarias de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar suas políticas, programas e projetos educacionais. No âmbito das unidades escolares, os dados podem ser adotados, pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola. Além disso, a organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se encontra a qualidade do ensino público cearense.
Utilize este espaço para conhecer e consultar as metodologias e os instrumentos de avaliação que podem auxiliar neste trabalho.
Prezado(a) gestor(a), nas avaliações pela TRI o caderno de teste funciona como um instrumento de medida. Para que se possa medir de forma adequada a proficiência de um estudante, ou seja, para que possa ter boa estimação do ponto em que um estudante se encontra na escala de conhecimento (escala de proficiência), o caderno de teste deve possuir itens fáceis, médios e difíceis. Normalmente, avaliações em larga escala são elaboradas de forma que, para uma mesma etapa avaliada, a montagem do teste abrange vários modelos diferentes de cadernos. No processo de montagem dos cadernos de testes, os especialistas procuram manter o maior equilíbrio possível entre os cadernos, de forma a minimizar as disparidades entre os modelos. Apesar disso, ainda assim, podem existir variações em relação à proficiência máxima e mínima de cada caderno.
O fato dos percentuais de acertos dos alunos serem iguais apontam que eles acertaram a mesma quantidade de itens na avaliação, mas não necessariamente acertaram e erraram os mesmos itens. Diante disso, é possível explicar que há variação na proficiência neste caso. Numa situação em que dois alunos, que responderam ao mesmo modelo de caderno, acertam a mesma quantidade de itens, o aluno que errou itens mais fáceis e acertou itens mais difíceis terá uma proficiência menor que outro aluno que teve um padrão de respostas mais alinhado com o seu conhecimento, ou seja, errou os itens mais difíceis e acertou os mais fáceis.
Por outro lado, quando dois alunos respondem a cadernos diferentes obtêm 100% de acerto, ele apresentará a proficiência máxima de cada caderno. Assim, embora os dois alunos tenham tido o desempenho máximo em seus respectivos testes, a proficiência de cada um será estimada com base nos itens que compuseram o caderno ao qual eles responderam. Se o caderno 2 tornou-se, por exemplo, mais difícil que o caderno 1, a proficiência do aluno que acertou todos os itens do caderno 2 será maior do que a do aluno que acertou todos os itens do caderno 1.
Boletim por Escola
Os resultados finais do SPAECE 2016 aqui publicados referem-se aos resultados das escolas, em Língua Portuguesa e Matemática, nas seguintes etapas:
– Ensino Fundamental: 2º, 5º e 9º anos
– Ensino Médio: 3ª série e EJA Ensino Médio
Esses resultados já consideram a análise dos recursos interpostos pelas escolas, no prazo previsto para tal fim, bem como as correções efetuadas pela Secretaria da
Educação, no exercício do seu poder de autotutela.