SEDUC divulga resultados finais do SPAECE 2016: Mapas – Boletim por Escola e Nota sobre Proficiência dos Estudantes

28 de junho de 2017 - 19:38

A Secretaria da Educação do Ceará divulga os resultados finais do SPAECE 2016 referentes ao 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e à 3ª série do ensino médio, contemplando as deduções previstas na Portaria 0998/2013-GAB.

 

Estão disponíveis os seguintes resultados:

 

 

Para acessar os resultados de Proficiência/Acerto por descritor, é necessário dispor de login e senha específicos.

 


 
Portal do SPAECE: http://www.spaece.caedufjf.net/
 
 

 

Apresentação

 

Seja bem-vindo ao Portal do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

 

A Secretaria da Educação (SEDUC) do estado do Ceará, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), disponibiliza, neste espaço, informações sobre o SPAECE. Essa Avaliação abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do estado, avaliando os alunos da Educação Básica, desde as etapas de Alfabetização até o Ensino Médio.

 

Do ano de sua criação, em 1992, até os dias atuais, o SPAECE fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos da rede pública do Ceará. Para isso, a cada edição, são aplicados testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados, visando traçar um panorama da qualidade da educação dos alunos.

 

De posse desses dados, os gestores das secretarias de educação podem tecer reflexões, elaborar e monitorar suas políticas, programas e projetos educacionais. No âmbito das unidades escolares, os dados podem ser adotados, pelos diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis, para a revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político pedagógico da escola. Além disso, a organização desses dados constitui uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas à sociedade, em geral, de como se encontra a qualidade do ensino público cearense.

 

Utilize este espaço para conhecer e consultar as metodologias e os instrumentos de avaliação que podem auxiliar neste trabalho.

 

 

Nota sobre a Proficiência dos Estudantes

 

 

Prezado(a) gestor(a), nas avaliações pela TRI o caderno de teste funciona como um instrumento de medida. Para que se possa medir de forma adequada a proficiência de um estudante, ou seja, para que possa ter boa estimação do ponto em que um estudante se encontra na escala de conhecimento (escala de proficiência), o caderno de teste deve possuir itens fáceis, médios e difíceis. Normalmente, avaliações em larga escala são elaboradas de forma que, para uma mesma etapa avaliada, a montagem do teste abrange vários modelos diferentes de cadernos. No processo de montagem dos cadernos de testes, os especialistas procuram manter o maior equilíbrio possível entre os cadernos, de forma a minimizar as disparidades entre os modelos. Apesar disso, ainda assim, podem existir variações em relação à proficiência máxima e mínima de cada caderno.

 

 

 

O fato dos percentuais de acertos dos alunos serem iguais apontam que eles acertaram a mesma quantidade de itens na avaliação, mas não necessariamente acertaram e erraram os mesmos itens. Diante disso, é possível explicar que há variação na proficiência neste caso. Numa situação em que dois alunos, que responderam ao mesmo modelo de caderno, acertam a mesma quantidade de itens, o aluno que errou itens mais fáceis e acertou itens mais difíceis terá uma proficiência menor que outro aluno que teve um padrão de respostas mais alinhado com o seu conhecimento, ou seja, errou os itens mais difíceis e acertou os mais fáceis.

 

 

Por outro lado, quando dois alunos respondem a cadernos diferentes obtêm 100% de acerto, ele apresentará a proficiência máxima de cada caderno. Assim, embora os dois alunos tenham tido o desempenho máximo em seus respectivos testes, a proficiência de cada um será estimada com base nos itens que compuseram o caderno ao qual eles responderam.  Se o caderno 2 tornou-se, por exemplo, mais difícil que o caderno 1, a proficiência do aluno que acertou todos os itens do caderno 2 será maior do que a do aluno que acertou todos os itens do caderno 1.

 

 

Boletim por Escola

Os resultados finais do SPAECE 2016 aqui publicados referem-se aos resultados das escolas, em Língua Portuguesa e Matemática, nas seguintes etapas:

 

– Ensino Fundamental: 2º, 5º e 9º anos
– Ensino Médio: 3ª série e EJA Ensino Médio

 

Esses resultados já consideram a análise dos recursos interpostos pelas escolas, no prazo previsto para tal fim, bem como as correções efetuadas pela Secretaria da

Educação, no exercício do seu poder de autotutela.

 
Abrir Resultados

 

 
Escalas Interativas
 
Acesse, também, as Escalas Interativas: http://www.spaece.caedufjf.net/escalas-interativas/

 
 



Mapas dos Resultados
Links:

2º Ano – SPAECE 2016​

5º Ano – SPAECE 2016 – LP

5º Ano – SPAECE 2016 – MT

9º Ano – SPAECE 2016 – LP

 

 

9º Ano – SPAECE 2016 – MT