I Chamada: Publicação de Artigos na Coleção “Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade”
21 de janeiro de 2015 - 11:35
A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual – Instituto UFC Virtual (IUVI) e do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da UFC (COMFOR/PROGRAD/UFC), nos últimos anos, vem ofertando cursos de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização. Para tanto, conta com a parceria das Universidades Públicas, do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), através do Centro de Educação a Distância do Ceará, e ainda, com convênios com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), no âmbito da política nacional de formações de profissionais da educação básica das escolas públicas brasileiras.
Com a expertise adquirida na oferta destes cursos, a UFC foi convidada para elaborar um livro abordando temas atuais que envolvam a formação de professores presencial ou à distância, a docência e as diversas concepções de avaliação educacional, o uso de tecnologias para a educação e a informática, os sistemas e as mídias com foco na educação.
Tendo como objetivo registrar e socializar experiências consideradas exitosas no âmbito dos projetos Educação em Direitos Humanos (EDH), Escola que Protege (EqP), Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR), a Universidade Federal do Ceará convida pesquisadores, professores, tutores e demais interessados para participarem da Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios. Poderão ser submetidos textos teóricos e/ou ensaios que versem sobre as temáticas elencadas, pesquisas científicas e relatos de experiência. O texto submetido deverá ser inédito, ou seja, não poderá ter sido publicado na íntegra em algum livro, periódico ou conferência.
Tópicos de interesse são:
Discussões teóricas sobre a formação de professores (inicial, continuada, em serviço ou à distância);
A docência em suas diversas concepções teórico-práticas;
Educação em direitos humanos e educação a distância:
EDH no ambiente escolar;
Direitos Humanos e Políticas Públicas.
Datas Importantes e prazos para a publicação:
Prazo final para submissão: 22 de março de 2015
Notificação de aceite: 10 de abril de 2015
Prazo final para eventual correção do artigo: 10 de maio de 2015
Data para publicação (estimativa): Agosto, 2015
Guias para Submissão
• O artigo deve estar em formato.doc do software Word for Windows. Deve conter entre 15 e 20 páginas, formato de folha A4 com margens à esquerda 3,0 cm e as demais 2,5 cm, incluindo no corpo do texto as figuras, fotos, tabelas, quadros, gráficos e referências.
• Formato do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, com indicação de parágrafo, espaçamento 1,5 cm, com recuo na primeira linha do parágrafo de 1,0 cm.
• No artigo deverão constar: nome, instituição e titulação dos autores; Resumo em português na fonte Arial, tamanho 12, entrelinha simples, sem recuos, em parágrafos únicos com 200 a 300 palavras; três palavras chaves; Abstract na fonte Arial, tamanho 12, entrelinha simples, sem recuos e em parágrafos únicos; três keywords; títulos e subtítulos numerados, em negrito, sem recuo e margeados à esquerda. O resumo não contará como corpo do trabalho.
• As menções de autores no texto e as referências no final subordinar-se-ão às Normas Técnicas da ABNT-NBR 10520, de agosto de 2002, e ABNT- NBR 6023, de agosto de 2002, respectivamente.
O corpo do trabalho deve ser organizado por seções, obedecendo à seguinte estrutura:
• Introdução: contendo os objetivos e as justificativas;
• Desenvolvimento (fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussões e outros);
• Conclusões;
• Os quadros e tabelas devem estar inseridos no corpo do texto em uma qualidade visível;
• As figuras, fotos e gráficos podem estar em preto e branco, tons de cinza ou coloridos, com resolução mínima de 300 dpi.
Considerações Finais
A Coleção Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade: Experiências e Desafios é uma publicação que não traduz o pensamento de qualquer entidade governamental, acolhendo trabalhos que permitam à comunidade ampliar o debate e partilhar experiências sobre as questões atuais. O livro não terá nenhum custo para os autores de publicação, reprodução ou formatação. Cada autor receberá um determinado numero de exemplares a ser divulgado após a aprovação dos artigos selecionados. Esta obra será publicada com um ISBN específico e será vinculada a coleções de livros de Programas de Pós-Graduação da UFC com qualidade científica reconhecida.
:.Procedimentos de Submissão: CLIQUE AQUI para submeter o seu artigo.
:: Mais informações:
Em caso de dúvidas e informações exclusivamente por e-mail: edh.ufc@gmail.com
Coordenação Geral:
Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Diretor do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED/SEDUC)
Comissão Organizadora e Científica:
Prof. Alcides Fernando Gussi (UFC)
Prof. Alexandre Martins Joca (UECE)
Prof. Phelipe Bezerra Braga (UFC)
Prof. Luanna Marley (UFC)
Assessoria de Comunicação do CED
Ana Paula Ximenes: (85) 85630651 / (85) 96008997
Lenilson Lopes
21.01.2015
Assessoria de Comunicação da SEDUC
com informações do CED
imprensa@seduc.ce.gov.