Alunas de escolas estaduais ceareases participam do Programa Science Camp for Girls

18 de março de 2013 - 09:19

Alunas de escolas estaduais ceareases participam do Programa Science Camp for Girls

 

O Ceará foi representado no programa IMERSÃO CIENTÍFICA PARA MENINAS (Science Camp for Girls) pelas alunas Eulália Mendes de Oliveira, da EEEP Coronel Manoel Rufino Magalhães, de Santa Quitéria, CREDE 07, e Karin de Fatima Rodrigues Oliveira, da EEEP Elsa Maria Porto Costa Lima, de  Aracati, CREDE 10.

 

 

Este é um apoio ao programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal Brasileiro (MEC/CNPq/CAPES) e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). 

 

 

Criado pela Embaixada dos Estados Unidos, este programa visando estimular a curiosidade e o interesse das meninas em seguir seus estudos em uma das áreas das ciências.

 

A programação deste ano, realizada de 3 a 8 de março, começou em Brasília e terminou em  Manaus, incluindo um dia de orientação e reunião com representantes do governo e líderes na área científica, em Brasília, e quatro dias de atividades sob a coordenação do INPA  – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (www.inpa.gov.br), em Manaus.

 

Na ocasião, a Embaixada dos Estados Unidos ofereceu o programa Science Camp for Girls para meninas que se candidataram ao Programa Jovens Embaixadores desse ano, que são excelentes alunas nas áreas de matemática, tecnologia e ciências, mas que não conseguiram pontuação para a competição nacional, devido ao inglês ou pela falta de projeto de voluntariado, ou por outros fatores.

 

As atividades práticas foram coordenadas por cientistas/pesquisadoras nos temas abaixo:

 

Então isso é pesquisa? Os bastidores com cientistas / pesquisadores:
As participantes tiveram a oportunidade de trabalhar ao lado de cientistas/pesquisadoras no processo de desenvolvimento e implementação de pesquisa.

Energias renováveis:  O futuro da energia e políticas no Brasil:
As participantes tiveram, também,  a oportunidade de conhecer de perto como são desenvolvidas as energias renováveis no Brasil:  solar, heólica, hidroelétrica, biomassa/biocombustíveis.

Saúde e Nutrição:  Em busca de um mundo melhor:
As participantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer de perto pesquisas importantes na área de biomedicina, doenças tropicais, nutrientes provenientes da Amazônia, etc.

 

Mais informações:
Programa Science Camp for Girls

CODEA
Técnica de Aperfeiçoamento Pedagógico: Graça Girão