III Encontro Nacional Jovem de Futuro reúne 250 educadores ProEMI/Jovem de Futuro
7 de agosto de 2012 - 03:00
III Encontro Nacional Jovem de Futuro reúne 250 educadores ProEMI/Jovem de Futuro.
O encontro reunirá gestores dos 6 estados participantes do projeto, para formação do módulo ‘Conflito e Negociação’, do Curso Gestão Escolar para Resultados
São Paulo, 03 de agosto de 2012 – O Itaú Unibanco, por meio do Instituto Unibanco, promove, entre os dias 08 e 10 de agosto, em Itupeva, interior de São Paulo, a formação de supervisores e técnicos de apoio à gestão, dos seis estados que aderiram ao ProEMI/Projeto Jovem de Futuro como política pública para o Ensino Médio, a partir de 2012.
Com o tema ‘Conflito e Negociação’, o encontro tem como objetivo discutir com esses gestores como lidar com os conflitos e seus aspectos gerais, saber identificá-los no contexto escolar e se posicionarem frente à problematização de diversidades que podem ser transformadas em desigualdade. “Queremos promover a troca de experiência entre os participantes dos estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo”, afirma o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.
O Encontro Nacional Jovem de Futuro terá atividades diferenciadas. “O seminário será ilustrado com o grupo de teatro Spetaculum, do coreógrafo formado por jovens, interpretando o conto ‘A Cigarra e a Formiga’, citado nos materiais da metodologia ‘Valor do Amanhã’, e a dinâmica ‘Café Brasil’, que permite a cada participante expor seus conhecimentos e experiências”, diz Henriques. Além da participação dos supervisores e técnicos desses seis estados, o encontro também terá a presença da rede Jovem de Futuro, que são escolas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que já concluíram o projeto Jovem de Futuro.
O projeto está presente em 3.715 escolas estaduais espalhadas em seis estados brasileiros, beneficiando quase 3 milhões de alunos. ‘Conflito e Negociação’ é um dos 10 módulos do encontro, que abordam temas relacionados ao curso Gestão Escolar para Resultados, e pretende formar esses profissionais em um período de três anos. O módulo auxilia os participantes a ampliarem suas competências de forma que os processos de gestão das escolas conduzam a resultados positivos. Anterior a este módulo, os participantes já passaram pelo “Planejamento e Execução” e o “Integração”. Após esses encontros, os supervisores transmitem o conteúdo para suas equipes, multiplicando assim o conhecimento adquirido. Estão previstas 161 formações nos estados para o segundo semestre de 2012.
No estado do Ceará, o projeto atinge mais de 114 mil jovens de 100 escolas participantes do Jovem de Futuro. O objetivo é chegar a 511 escolas e cerca de 538 mil jovens até 2016. Este mesmo conteúdo atingirá 350 gestores cearenses no próximo semestre, nas 28 formações realizadas no estado.
Na abertura dos trabalhos, o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, fará uma palestra de apresentação sobre o tema do seminário, para aproximadamente 250 pessoas. Entre os convidados estão os secretários dos estados participantes e de integrantes do MEC.
Sobre o Jovem de Futuro
Criado pelo Instituto Unibanco em 2007, o projeto Jovem de Futuro é uma ação de gestão escolar para resultados que oferece às escolas públicas do Ensino Médio apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, seu desempenho seja melhorado substancialmente. Durante seu período de validação, o projeto gerou excelentes resultados para as escolas participantes e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala. Por isso, em 2012, torna-se política pública e será transferido para seis redes de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e São Paulo.
Essa transferência é fruto da integração do Ensino Médio Inovador – projeto do MEC destinado a promover um processo de mudança no Ensino Médio Público do País – com o Projeto Jovem de Futuro. Entre 2012 e 2016, estima-se que 3 milhões de jovens, de 3.715 escolas do Brasil, serão beneficiados.
Desse modo, a principal intenção nesse processo é melhorar os indicadores de qualidade (IDEB) dos sistemas públicos de ensino e aumentar os índices de aprovação das escolas.
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco foi criado em 1982 para promover as ações e os investimentos sociais do Unibanco que, atualmente, integra o conglomerado Itaú Unibanco, maior instituição financeira privada do Hemisfério Sul. Desde 2007, cria projetos que visam melhorar o desempenho do aluno brasileiro do Ensino Médio público e aumentar a taxa de aprovação, temas estratégicos para a formação de jovens e para o desenvolvimento sustentável do País.
Informações para a imprensa:
Ketchum Brasil
Priscilla Barone – (11) 5090-8966 priscilla.barone@ketchum.com.br” –priscilla.barone@ketchum.com.br
Paolo Toni – (11) 5090-8900 Ramal: 6308 paolo.toni@ketchum.com.br” – paolo.toni@ketchum.com.br
Erika Jodas – (11) 5090-8976 erika.jodas@ketchum.com.br” – erika.jodas@ketchum.com.br
Instituto Unibanco
Andrea Pineda – (11) 2134-5539 andrea.pineda@institutounibanco.org.br” – andrea.pineda@institutounibanco.org.br
Mozana Amorim Santos – (11) 2134-5362 mozana.santos@institutounibanco.org.br” –mozana.santos@institutounibanco.org.br