17ª Crede participa do I Concurso de Leitura do Ceara – “Projeto Leitor do Futuro”.

31 de maio de 2012 - 03:00

17ª Crede participa do I Concurso de Leitura do Ceará – “Projeto Leitor do Futuro”.

No dia de ontem 30 de Maio de 2012, apartir das 7:30 ás 12hs aconteceu o 1º Concurso de Leitura do Ceará – Projeto Leitor do Futuro, promovido pela OAB – CE, no Auditório João Frederico, da Assembléia Legislativa – Av. Desembargador Moreira, 280 – Bairro: Dionísio Torres, em Fortaleza.

Durante todo o processo participaram 250 escolas e 500 alunos. O presidente da Comissão de Educação da OAB-CE, Edimir Martins, avalia que os resultados foram atingidos. “A OAB tem por obrigação incrementar os instrumentos para garantir a cidadania, estando na defesa não só do advogado, mas da sociedade”. Martins ressaltou o envolvimento efetivo das famílias no processo. “Criamos um cenário de valorização da cultura. A OAB dá um passo na busca de uma educação de qualidade”, acrescentou. Para ele, a premiação serve de estímulo para que o estudante busque o conhecimento e o aperfeiçoamento da leitura. “Temos de mudar esse país, o que só é possível através da educação”.

Os 30 finalistas dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas de todo o Estado, os alunos foram escolhidos por melhor desempenho de leitura. Os primeiros lugares receberam o título de Leitor do Futuro 2012, um tablet, uma coletânea de livros e uma bolsa de estudos. Os segundos lugares ganharam um notebook e uma coletânea de livros. Além disso, as escolas vencedoras receberam um notebook, uma coletânea de livros e uma visita dos alunos à Biblioteca Pública de Fortaleza com transporte da OAB-CE.

O julgamento foi feito por uma comissão formada por membros da OAB-CE, o presidente da Comissão de Educação, Edimir Martins; da Secretaria Municipal de Educação (SME), a técnica Maria Luiza Mora Machado, e o coordenador dos Ensinos Fundamental e Médio, Francisco Arlindo Araújo; e da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), as técnicas Liduina de Paula Medeiros e Cristina Márcia Maia. Os avaliadores seguiram sete critérios que foram fluência, clareza, tom de voz, pronúncia, entonação, postura corporal e fruição.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Lima Linhares, essa é uma demonstração de que o futuro das crianças está garantido. “Leitura é o principal instrumento que vocês têm”, pontuou. Para o coordenador dos Ensinos Fundamental e Médio da SME, Francisco Arlindo Araújo, essa é uma forma de se debruçar sobre o processo de estímulo à leitura. “O leitor do presente tem futuro”, destacou, parafraseando o slogan do projeto.

A solenidade de entrega dos prêmios foi prestigiada pelos conselheiros da OAB-CE Patrício de Almeida e Fábio Timbó. O evento contou, ainda, com a transmissão de um vídeo com a história do projeto, contação da história “O Pescador, o Anel e o Rei”, apresentação do coral com os hinos do Brasil, do Ceará e de Fortaleza e apresentação da peça teatral “A Turma da Mônica em A Importância da Leitura.

A 17ª Crede de Icó participou do concurso com duas alunas finalistas que estudam na regional:

MUNICÍPIO

ESCOLA

NOME COMPLETO DO ALUNO

Cedro

EEEP Francisca de Albuquerque Moura

Vanessa de Souza Oliveira

Icó

EEEP Deputado José Walfrido Monteiro

Èrika Reinaldo da Silva