PAS – Maria Afonsina
8 de outubro de 2009 - 03:00
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
PAP – EEFM MARIA AFONSINA DINIZ MACEDO – VÁRZEA ALEGRE
DINAMIZANDO O LABORATÓRIO
DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Equipe:
CCAE: José Edmilson Soares
Colaboradores: Fábio Jorge Ferreira Gonçalves
Cosma Ferreira Martins
Alunos Monitores:
Antonia Sandra de Oliveira
Priscila Costa de O. Brito
Estefhany de M. Almeida
Marcos Aurélio B. de Oliveira
Walesca de Oliveira Freitas
Raimunda das Candeias
Mara Jéssica do C. Lima
Antonia Joelma F. de Sousa
Michelle de Sousa Marques
Amanda Soares Bento
Arthur Bezerra de Morais
Fhyama Lima de Morais
Tatiana Barbosa da Silva
Eliene da Silva Máximo
Danilly Marques Cordeiro
Kilviany Pereira de Sousa
Aline Soares de Sousa
Cristiele Batista Lima
Ana Jéssica Camilo Duarte
Alana de Oliveira Sousa
Jaianefran Gonçalves Barbosa
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
Somos sabedores que os graves problemas ambientais que nos atingem hoje são conseqüência direta da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida. Hoje um dos grandes problemas ambientais é o efeito estufa. Trata-se de um fenômeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço, mas que permanece na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufas.
Outra preocupação ambiental está relacionada com as mudanças climáticas, pois estas têm atingido todo o planeta com ciclones tropicais, chuvas torrenciais e ventos fortes, doenças e erosões.
Outros problemas ambientais estão atingindo o planeta em grandes proporções, como a poluição, a caça predatória, o desmatamento, a ocupação e o uso desordenado do solo, o mau uso da agricultura, escassez de água doce, crescimento populacional desordenado, a falta de saneamento básico e o desperdício. Podemos citar ainda o trágico problema ambiental causado pelo lixo, que em sua maioria é lançado a céu aberto e se infiltra na terra, vai se acumulando ao longo do tempo e poluindo cada vez mais o solo.
Todas essas agressões têm gerado impactos negativos que afetam diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida da população.
Diante dessa realidade, a Educação Ambiental entra não só como proposta informativa, mas principalmente como uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, por isto sua prática faz-se importante para conciliar a preservação da natureza com a qualidade de vida do homem.
A Lei Federal Nº. 9.795, de 27 de abril de 1999, através do artigo 2º diz: ”A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Dessa forma, é função da escola usar intensamente a Educação Ambiental de forma transversal através de ações reflexivas, teóricas e práticas, para que o aluno, desde a mais tenra idade e, focado na proposição de idéias e princípios que possibilitam a construção de um mundo sustentável, possa aprender e assumir a responsabilidade de amar, conservar e respeitar a natureza (solo, ar, água, flora e fauna) e tudo que está a sua volta.
Praticar Educação Ambiental é, antes de tudo, ter consciência ambiental, reconhecendo o papel que cada um de nós tem na proteção de todos os lugares onde a vida nasce e se organiza. É reconhecer a necessidade de vivermos em harmonia com a terra, as águas, as plantas, os animais e todas as demais formas de vida. Enfim, é querer ser feliz, gostar de si, do próximo e não causar dano algum a ninguém e principalmente, à natureza.
Portanto, é neste contexto que a Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Afonsina Diniz Macedo apresenta o projeto – Dinamizando o Laboratório de Educação Ambiental, aperfeiçoando-se na prática de vivenciar atividades e procedimentos educativos para que se possa, com o envolvimento e participação de todos (Escola, família e comunidade), percorrer e construir o real sentido de aprendizagens da Educação Ambiental dentro e fora da escola, visando melhorar a qualidade de vida e orientar o uso racional dos recursos e serviços que a natureza nos dispõe.
Assim, espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo sustentável e melhor para todos.
OBJETIVOS
GERAL: Dinamizar ações com os PSA e AM junto à proposta da Ilha Ambiental e as ações prioritárias para que estes possam atuar, com vistas à construção da cidadania ambientalmente sustentável, visando uma melhor qualidade de vida para todos.
ESPECÍFICOS:
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Propiciar ao educando a vivência dos conceitos teóricos ensinados na escola sobre Educação Ambiental, através da prática;
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Incentivar os alunos à adoção de posturas e hábitos de proteção ao meio ambiente seja em casa, na escola e, por onde eles forem;
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Permitir que os alunos, de forma lúdica, façam uso sustentável dos recursos naturais, através da produção de artigos artísticos e artesanais;
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Organizar e estimular a prática da coleta seletiva do lixo no estabelecimento escolar e na comunidade, conforme sua classificação química;
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Capacitar os alunos para o processo de reciclagem do papel, no sentido de formar agentes multiplicadores capazes de desenvolver essa técnica;
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Incentivar o uso do papel reciclado no ambiente escolar;
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Oportunizar o desenvolvimento da criatividade e habilidades artísticas dos alunos com sucatas e outros utensílios;
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Conhecer o aterro sanitário do município objetivando mudanças reais de conscientização da coleta e destino do lixo;
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Reduzir o consumo de energia elétrica na escola, através de levantamento do balancete energético mensal;
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Implantar normas para redução do consumo de água na escola;
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Dinamizar ações com professores e alunos em educação alimentar mediante o incentivo à implantação e manutenção de hortas medicinais e hortaliças na escola.
METAS
Criar na escola 01 Clube de Protetores do Meio Ambiente até dezembro de 2009.
Selecionar 20 alunos para monitoria do Laboratório de Educação Ambiental até junho de 2009.
Ministrar, semanalmente, sessões de estudos com professores e alunos sobre os temas que envolvem a educação ambiental propostos nos módulos dos tecnokits e na Ilha Ambiental até junho de 2010.
Adquirir 05 latões para recolhimento do lixo de acordo com sua classificação química – comida, metais, papel, plástico e vidros até dezembro de 2009.
Ministrar anualmente na escola 02 oficinas de artesanato, a partir do papel reciclado e reutilizado até maio de 2010.
Ministrar durante o primeiro semestre de 2010 uma oficina de reuso do óleo caseiro para fabricação de material de limpeza.
Promoção de 02 cursos utilizando recursos naturais, sendo 01 de confecção de bijuterias e um para confecção de instrumentos musicais ou confecção de vassouras com garrafas plásticas até junho de 2010.
Produzir bimestralmente 01 boletim informativo sobre a importância da reciclagem a partir de outubro de 2009 até junho de 2010.
Produzir 01 jornal escolar semestral sobre Educação Ambiental até junho de 2010.
Promover uma feira de Exposição Ambiental em outubro de 2009.
Realizar 01 seminário anual, com docentes e discentes das escolas do município de Várzea Alegre, sobre Lixo e sua reciclagem como forma de transformação e reutilização no ambiente social até maio de 2010.
Realizar duas visitas e um encontro bimestral nos bairros da cidade para que a população tenha a oportunidade de aprender sobre meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem até junho de 2009.
Reduzir o consumo mensal de energia elétrica e água na escola em 30% a partir de agosto de 2009.
Plantar e cultivar duas hortas na escola: uma medicinal e outra de hortaliças até março de 2010.
Convocar 01 técnico agrícola e/ou agrônomo para ministrar 8 horas/aula sobre o plantio, cultivo e consumo de diversas plantas medicinais e hortaliças até fevereiro de 2010.
Solicitar 01 nutricionista para ministrar uma oficina culinária utilizando alimentos colhidos na horta da escola até junho de 2010.
Envolver 1% dos pais para, juntamente com os alunos, monitores e PSA, prepararem, adubarem e regarem os canteiros de hortas e hortaliças até março de 2010.
METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
O projeto se efetivará por meio das seguintes ações metodológicas: fazer uma socialização do projeto para toda a comunidade escolar, a partir da música, Xote Ecológico, explorando o sentido da letra da música. Junto aos Professores, implantar estratégias específicas de ações na preservação do meio ambiente, sendo que uma delas é dividir os alunos em equipes, por turno, para realizarem uma campanha de conscientização na escola, tendo o enfoque voltado para a Educação Ambiental, utilizando os três “erres” – Reciclar, Reduzir e Reutilizar. Fazer, ainda, nas salas de aula, encaminhamento de pesquisa sobre o lixo e o que se pode fazer com ele.
Haverá uma mobilização junto ao Núcleo Gestor para que latões de recolhimento do lixo escolar sejam especificados por cores; Ex: Comida, metais, papel, plástico e vidros.
Com a utilização do kit tecnológico e baseado nos temas geradores dos módulos efetivaremos em sala de aula ou em outros ambientes da escola, oficinas de reciclagem de papel, fabricação de instrumentos pedagógicos, bijuterias, vassouras a partir da utilização de materiais do lixo, como vidros, garrafas pet, entre outros. Utilizaremos nas aulas de arte o módulo “moldes e modelos” para que os alunos executem as atividades artísticas propostas nesse manual didático. Após a produção dos objetos realizaremos uma feira artesanal para exposição e venda dos produtos.
Será formado o Clube de Protetores do Meio Ambiente, envolvendo, Núcleo Gestor, Conselho Escolar, Congregação dos Professores, Grêmio Estudantil e Líderes de Sala, tendo como tutores os Professores Coordenadores das diversas áreas do saber, Coordenadores Escolares que junto aos Professores Coordenadores do Laboratório de Educação Ambiental articularão parcerias com empresas da cidade, instituições públicas, rádios locais, entre outros, a fim de se ampliar os colaboradores ativos na proteção e conservação do meio ambiente
Os AM (alunos monitores) vivenciarão por meio do portal educacional Eproinfo (www.eproinfo.mec.gov.br) curso de formação sobre Educação Ambiental. Já no ambiente colaborativo de aprendizagem http://tecnokits.com/ce/, professores e alunos estarão semanalmente explorando os recursos dos softwares, Superquadrinhos e gerenciador de imagens e todas as ferramentas que a plataforma disponibiliza para o enriquecimento das temáticas ambientalistas, tais como publicação de notícias, trabalhos, dentre outras.
Outra estratégia metodológica que será desenvolvida é a montagem de uma horta (plantas medicinais e verduras), seguindo as seguintes etapas: primeiramente, planejaremos com a direção, professores, alunos e pais a montagem da horta na escola e o que vamos plantar. Em seguida convidaremos um técnico agrícola para orientar como se planta, cultiva e colhe a produção da horta.
Depois desta etapa, professores, alunos e pais escolherão o local mais adequado para montar a horta, preparar o terreno e fazer o plantio das sementes. Já em seguida, o grupo prepara um calendário (com dias da semana e horário) e se dividem em grupos para alternadamente regar e acompanhar o desenvolvimento do plantio. Para esse acompanhamento teremos um caderno específico para as anotações do desenvolvimento das plantas (altura, número de folhas, de flores, de ramos, etc.). E por fim, quando as hortaliças já estiverem crescidas, colheremos e sob a direção da nutricionista será orientado como as hortaliças devem ser preparadas para fazer parte do cardápio alimentar da escola. À medida em que a produção das hortaliças for aumentando será comercializada pela escola para o mercado local.
Por meio do Laboratório Escolar de Informática e demais mídias existentes na escola sob as orientações dos professores do LEI, articularemos uma diversidade de práticas que trarão aos docentes e discentes uma ampliação e construção de saberes sobre Educação Ambiental, tais como: apresentação de slides, construção de blogs, softwares educativos, intercâmbios de experiências virtuais, utilizando e-mails, entre outros recursos.
A partir dos manuais do Projeto de Educação Ambiental Tecnokits otimizaremos nas salas de aulas junto aos professores e alunos, a exposição do material didático-pedagógico com os temas geradores e projetos da educação ambiental. Dinamizaremos semanalmente sessões de estudos com os docentes e discentes para realização das leituras, das atividades exploratórias propostas nos módulos, exibição e percepção dos DVDs do tecnokits para aprofundamento e interação dos alunos com as questões ambientais e no final de cada estudo promoveremos desafios e exercícios auto-avaliativos objetivando uma revisão do módulo estudado.
Será também dinamizada na escola para os AM uma oficina de reuso do óleo caseiro para fabricação de material de limpeza (sabão, amaciante, desinfetante e sabão líquido). Em seguida, essa aprendizagem será dinamizada pelos alunos monitores para a comunidade escolar no Laboratório de Educação Ambiental da escola.
No intuito de conscientizar quanto à necessidade de reduzir o gasto de energia e de água consumida diariamente, promoveremos algumas ações, dentre as quais: cadastro de todos os aparelhos elétricos e eletrônicos com suas respectivas potências, para acompanhar o cálculo do consumo de energia elétrica individual de cada aparelho. As contas de energia e da água da escola passarão a ser analisadas de forma registrada e socializada a cada mês com a comunidade escolar com o propósito de atingir uma maior redução de consumo.
Outras atitudes farão parte do nosso código de redução do consumo de energia elétrica e de água, tais como: substituição de torneiras e tubulações danificadas, não deixar torneiras pingando ou abertas, manter as luzes apagadas durante o dia e os aparelhos elétricos que não estiverem sendo usados deverão ser mantidos desligados. Buscando atingir uma maior conscientização ambiental, serão veiculadas e viabilizadas campanhas de utilidade pública, entrevistas, debates, palestras, seminários, concursos literários e de desenhos, boletins informativos, jornal escolar, confecção de livros de receitas, feira de exposição ambiental e produções teatrais.
O projeto ultrapassará o ambiente escolar. Em parceria com toda a comunidade escolar, empregaremos o método de visitas e reuniões nos bairros da cidade de Várzea Alegre, para informar e conscientizar a população sobre os deveres que devemos assumir com relação ao Meio Ambiente.
Serão efetivados através da rádio escola e das locais, programas com atividades interativas e de esclarecimentos quanto à importância de se Reciclar, Reduzir e Reutilizar o lixo.
Essas estratégias de ações metodológicas aqui sugeridas serão avaliadas em todos os momentos, de forma registrada por meio de relatório. Mensalmente, será feita uma auto-avaliação, partindo do princípio de que devemos corrigir as falhas que venham surgir no decorrer das ações para que assim possamos atingir os objetivos traçados nesta proposta de trabalho.
RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS
Esperamos como maior retorno na efetivação e execução deste projeto, atingir uma compreensão ampla e coletiva sobre Educação Ambiental, objetivando a mudança de valores e formação de novos hábitos, mais responsáveis perante a problemática ambiental.
Que as aprendizagens propostas no projeto pedagógico do Tecnokits representem alternativas para dar um novo sentido à Educação Ambiental e proporcionem a todos, individual e coletivamente, uma relação de responsabilidade para a qualidade da educação e, em particular da consciência ambiental. Sirva também para tomadas de medidas efetivas que garantam aproveitamento da matéria-prima para a produção de bens reciclados (reconhecendo a importância da reciclagem).
Esperamos também que a partir desses aprendizados possamos disseminar na comunidade local a prática da valorização da limpeza pública, de diminuição da quantidade do lixo descartado erroneamente e desnecessariamente no ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, reduzindo-se inclusive riscos maiores de doenças geradas pelo lixo.
É esperada a criação de um canal de comunicação mais próximo entre a Comunidade Escolar e Sociedade Civil visando incluir mais pessoas na transformação benéfica do meio ambiente, a fim de que a poluição ambiental, suas causas e impactos não se tornem um problema ainda maior.
Enfim, que as ações geradas a partir do sistema dinâmico pedagógico de Educação Ambiental Tecnokits tragam mudanças no comportamento humano do professor, do aluno e de toda a comunidade escolar em relação à natureza, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas protetoras e conservacionistas, para que possamos ter reflexos positivos junto ao meio ambiente e à qualidade de vida de todos.
CRONOGRAMA
Agosto de 2009 a Junho de 2010
ATIVIDADES (ETAPAS) |
Mês 08 |
Mês 09 |
Mês 10 |
Mês 11 |
Mês 12 |
Mês 02 |
Mês 03 |
Mês 04 |
Mês 05 |
Mês 06 |
Apresentação e socialização do projeto |
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Cadastro dos PSA e AM na ilha ambiental (http://tecnokits.com/ce/) |
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Estudos com os PSA , AM e demais alunos no portal educacional(http://tecnokits.com/ce/ ) e a partir dos temas geradores sugeridos nos módulos didáticos dos tecnokits. |
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Curso de formação sobre Educação Ambiental no portal colaborativo de aprendizagem – Eproinfo (www.eproinfo.mec, gov.br). |
Ver
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o b s. |
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Encaminhamento de pesquisa em livros e sites sobre Meio Ambiente |
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Momento de sensibilização e conscientização com as turmas sobre reciclagem do Lixo. |
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Programas de rádio para divulgação, esclarecimento e interação sobre a degradação do Meio Ambiente. |
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Confecção de cartazes, panfletos e murais. |
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Visitas e reuniões nos bairros de Várzea Alegre |
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Aulas de campo no aterro sanitário de Várzea Alegre |
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Oficinas para confecção de bijuterias, instrumentos musicais e confecção de vassouras. |
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Feira de Exposição Ambiental. |
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Concurso literário sobre Meio Ambiente |
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Apresentação de teatro |
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Palestras, seminários e reuniões. |
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Concurso de desenho |
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Produção do jornal – Educação Ambiental |
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Confecção e distribuição de boletins informativos |
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Planejamento e montagem da horta medicinal e de hortaliças |
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Aulas práticas de reciclagem de papel |
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Criação de blogs |
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Criação e apresentação de slides com base nos temas geradores dos módulos tecnokits |
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Obs.: O curso de formação sobre educação ambiental no EPROINFO, só será marcado quando for disponibilizado no ambiente.
5.2. Cronograma de Execução (Para as atividades do(s) aluno(s). Fazer um cronograma para cada aluno participante)
RISCOS E DIFICULDADES
Somos sabedores que, quando planejamos qualquer ação objetivamos bons resultados, porém não podemos esquecer os riscos e dificuldades que poderão ser enfrentadas durante a execução desta. As nossas justificativas apontadas para os riscos e dificuldades no cumprimento de algumas tarefas, resumem-se em:
-O não uso dos múltiplos referenciais pedagógicos do tecnokits em sala de aula;
– A não interação dos PSA e dos AM com os ambientes interativos de aprendizagens: http://tecnokits.com/ce/ e http://eproinfo.mec.gov.br.
– Falta de pessoal qualificado para a execução do trabalho;
– Falta ou pouco recursos materiais;
– Pouco, ou nenhum, recurso financeiro disponível;
– Menor empenho dos alunos no trato da questão;
– Dificuldades em mobilizar lideranças e comunidade em geral para engajarem-se ao projeto;
– A não participação efetiva da população na causa ambiental, devendo ficar restrita apenas a professores, estudantes e profissionais diretamente ligados ao problema;
– Envolver voluntariamente empresas públicas e privadas da cidade na execução prevista neste projeto;
-Que os envolvidos no projeto não tenham estímulo efetivo para ter atitudes fiscalizadoras e disseminadoras na coleta seletiva do lixo;
– A não mudança de hábitos e atitudes das pessoas, ou seja, continuarem consumindo mais e não reutilizando embalagens descartáveis, o que aumenta muito a quantidade de lixo.
Constatar dificuldades e reconhecer as limitações é fundamental para a superação dos obstáculos que se apresentam diante deste plano de ação, por isso vamos estar continuamente avaliando e auto-avaliando o desenvolvimento e a execução deste projeto, a fim de que cada dificuldade se transforme em um novo desafio a ser vencido, para que a Educação Ambiental se consolide em toda sua amplitude, numa visão crítica e emancipatória.
6. Orçamento Detalhado
6.1 – Recursos Materiais: (listar os recursos existentes na Instituição que serão utilizados na pesquisa e quantidade de cada recurso necessário à execução do projeto)
Instalações Físicas:
Descrição da Instalação Física (Laboratório, Salas Especiais, etc.) |
Horário de Utilização na Semana |
Duração Prevista (meses) |
Mês de início e Término da Pesquisa. |
Laboratório de Ciências |
Quinta-feira Manhã Tarde |
Em média quatro horas |
Agosto de 2009 a junho de 2010 |
Laboratório de Informática |
Quarta-feira Manhã Tarde |
Em média Quatro horas |
Agosto de 2009 a junho de 2010 |
Sala de aula
|
Segunda ou sexta-feira Manhã e Tarde |
Em média quatro horas |
Agosto de 2009 a junho de 2010 |
6.2. Material Permanente ou Equipamentos:
Descrição do Material Permanente ou Equipamento |
Horário de Utilização na Semana |
Duração Prevista (meses)
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Mês de início e Término da pesquisa |
Kit Tecnológico |
Terça-feira Manhã e Tarde |
Em média quatro horas |
Agosto de 2009 a junho de 2010 |
Módulo e livro didático |
Segunda-feira Manhã e Tarde |
Em média quatro horas |
Agosto de 2009 a junho de 2010 |
Computadores e Internet |
Durante a semana no contra turno |
Em média quatro horas |
Agosto de 2009 a junho de 2010 |
6.3 – Material de Consumo:
Descrição do Material de Consumo |
Unidade (g ou ml) |
Quantidade Necessária |
Tinta para quadro branco |
400 ml |
10 por mês |
Papel A4 |
10000g |
01 por mês |
Cartucho para impressora |
05unid. |
05 por mês |
Tesoura sem ponta. |
10unid. |
10 por ano |
Latões para lixo |
05unid. |
05 por ano |
Câmera fotográfica |
01unid. |
01 |
CD e DVD |
30unid. |
30 por mês |
Cola Branca |
10unid. |
10 por mês |
Colas e tintas coloridas |
30unid. |
30 por mês |
Tinta guache |
25unid. |
25 por mês |
Pincel grande |
10unid. |
10 por ano |
Pincel pequeno |
10unid. |
10 por ano |
Palito de churrasco |
50unid. |
50 por mês |
Cartolina |
50unid. |
50 por mês |
Papel crepon |
50unid. |
50 por mês |
Estilete |
10unid. |
10 |
Fita de cetim |
100metros |
100 por mês |
Elástico |
100metros |
100 por mês |
Fio de barbante |
100metros |
100 por mês |
Fio de aço |
100metros |
100 por mês |
Fio de cobre encapado |
100metros |
100 por mês |
Furador |
01unid. |
01 |
Torneira de plástico |
05unid. |
05 |
Papel seda |
50unid. |
50 por mês |
Papel EVA |
50unid. |
50 por mês |
Água |
10000 ml por dia |
3000000 ml por mês |
6.4 – Material de Consumo a adquirir:
Material de Consumo |
Valores estimados |
Tinta para quadro branco |
R$ 9,00 |
Papel A4(resma) |
R$ 11,00 |
Cartucho para impressora |
R$ 80,00 |
Tesoura sem ponta |
R$10,00 |
Latões para lixo |
R$150,00 |
CD e DVD |
R$200,00 |
Cola Branca |
R$100,00 |
Colas e tintas coloridas |
R$150,00 |
Tinta guache |
R$ 100,00 |
Pincel grande |
R$80,00 |
Pincel pequeno |
R$60,00 |
Palito de churrasco |
R$50,00 |
Cartolina |
|
Papel crepom |
R$50,00 |
Estilete |
R$5,00 |
Fita de cetim |
R$50,00 |
Elástico |
R$50,00 |
Fio de barbante |
R$10,00 |
Fio de aço |
R$50,00 |
Fio de cobre encapado |
R$50,00 |
Furador |
R$10,00 |
Papel seda |
R$50,00 |
Papel EVA |
R$50,00 |
Projeto arquitetônico da horta. |
R$2500,00 |
Ferramentas para manutenção da horta (adubo pá, sementes enxada, regador e mangueira). |
R$600,00 |
TOTAL |
R$4125,00 |
6.5 – Equipamentos e Material Permanente a adquirir:
Especificação
|
Valores Estimados
|
Período/mês de Aquisição
|
Prensa Hidráulica |
R$ 1000,00 |
Outubro |
Guilhotina |
R$ 100,00 |
Setembro |
Liquidificador industrial |
R$ 800,00 |
Novembro |
TOTAL GERAL
|
R$ 1900,00 |
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6.6 – Serviços de Terceiros e Encargos Diversos:
Discriminação
|
Valores estimados
|
Locação de Ônibus |
R$ 2,50 por Km. |
Moto-Táxi |
R$ 3,00 por Viagem |
Contratação de profissionais para ministrar oficinas |
R$ 50,00 hora aula |
TOTAL GERAL
|
R$ 55,50 |
6.7 – Fontes de Recursos (financiamento do projeto):
RECURSOS NECESSÁRIOS/FONTE FINANCIADORA
|
ESCOLA |
OUTROS
|
TOTAL
|
Recursos Humanos
|
80% |
20% |
100% |
Material de Consumo
|
50% |
50% |
100% |
Serviços de Terceiros e Encargos Diversos
|
50% |
50% |
100% |
Equipamentos e Material Permanente
|
95% |
5% |
100% |
TOTAL
|
275% |
125% |
400% |
7– Outros projetos em desenvolvimento:
Caminhos das Águas: Preservando e Conservando.
8. Aspectos Éticos
Para a elaboração e execução deste projeto estão sendo eticamente respeitadas as seguintes leis federais e normas de incentivos à Educação Ambiental:
-
Lei Nº. 9.795, de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação, e dá outras providências;
-
A Carta da Terra – Documento baseado na afirmação de princípios éticos e valores que norteiam dentre outras regulamentações, a participação, organização e co-direção, para que os cidadãos e cidadãs possam intervir, local e globalmente, de modo criativo e transformador, a partir da realidade em que estão inseridos para melhorar a qualidade de vida de todos.
-
O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global – Estaremos comprometidos com o elenco de princípios fundamentais determinado neste documento, dando destaque para os seguintes:
-
A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formais, não formais e informais, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
-
A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações.
-
A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.
-
A educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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